Autor: Benjamin Alire Sáenz
Páginas: 392
Tradutor: Clemente Pereira
Editora: Seguinte
Compre aqui
Diferente de muitos outros blogueiros, o que mais me chamou atenção nesse livro foi o nome. Foi só bater os olhos nessa capa e pensar: "meu Deus, que título genial é esse?". Não quis ler sinopse, resenhas, nem nada relacionado ao livro, ou seja, a história foi uma total surpresa para mim.
O livro, que se passa em 1987, narra a história de dois garotos com nomes e personalidades bem diferentes, Aristóteles e Dante, mas que acabam se tornando amigos de uma forma muito doce e rápida. Narrado pelo ponto de vista do Ari, leva o leitor para o mundo que é a cabeça de um adolescente de 15 anos totalmente antissocial. Para a sorte do Ari, isso muda quando, em uma tarde ensolarada na piscina, Dante aparece em sua vida.
Sáenz retrata de uma forma bem leve e natural diversos "problemas" que fazem parte da vida dos adolescentes, inclusive um tema bastante polêmico que toca mesmo, principalmente à medida que o relacionamento dos personagens vai se intensificando. Além disso, temas como família, companheirismo e até mesmo a temida distância são retratados.
A família de ambos possui um papel incrível na história. A de Ari, rodeada de lembranças sombrias e segredos; a de Dante, toda cheia de carinhos e facilidades. Mas o mais importante é que, mesmo que expresso de formas totalmente diferentes, as duas famílias possuíam o amor pelos filhos como ponto comum.
Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões.
Não dá para negar que Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo mexeu muito comigo. Convivo com esse tipo de realidade o tempo todo e achei a coisa mais linda o modo como o autor trabalha isso no decorrer da história. Me emocionei demais em várias partes e antes mesmo de ter terminado, já soube que seria um favorito.
Como o próprio nome sugere, o livro se trata de descobertas. É uma obra totalmente original e com muito mais do que aparenta ter. Além de nos fazer conhecer as dúvidas dos personagens, nos instiga a tentar descobrir, também, os segredos do nosso próprio Universo.
Leia aqui um texto do autor sobre Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo e se emocione um pouquinho antes de se derreter com as descobertas dessa dupla incrível.
Como assim você leu esse livro? *--------*
ResponderExcluirParece completamente divo.
Vamos ver quando eu terei oportunidade de lê-lo.
Beijocas ^^
Ai Lari, ele é a coisa mais fofa, leia! Todo mundo no mundo devia ler!
ExcluirBeijos!
Para de fazer vontade rsrs, o tempo não anda favorável, estou lendo na medida do possível, mas quero esse livrooo.
ExcluirOi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
ResponderExcluirwww.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
Esse livro é lindo! Realmente, ele consegue demonstrar muito do que vários adolescentes sentem de maneira sensível e de um modo que tudo parece ser mais do que natural, simples. O livro é mesmo maravilhoso!
ResponderExcluirBeijos,
Déia!
Own mine
Ai, comecei a ler esse livro e já morri de amores instantaneamente. Eu amei demais e sim, é candidato a melhor do ano!
ExcluirBeijos!
O que me chamou atenção em relação ao livro foi sua capa. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de o ler, mas, depois da sua resenha, deu vontade de sair correndo e comprá-lo.
ResponderExcluirBeijos,
chuvadeejaneiro.blogspot.com
Quero muito ler, tanta gente já falou bem que só aumenta a vontade.
ResponderExcluir