Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Compre aqui
Estava na casa da minha melhor amiga quando, de repente, ela me mostra que comprou As Vantagens de Ser Invisível. Eu fiquei enlouquecida, gente. A pobrezinha nem tinha pegado no livro direito e o sequestrei. Fui chegando em casa e comecei a ler. Em menos de quatro horas já tinha terminado. Já conseguem imaginar o quanto eu amo esse livro? Não, não conseguem. Nem eu sei explicar.
Charlie é um garoto solitário e tímido que não conhece praticamente nada do mundo. Está prestes a começar o Ensino Médio e nos conta um pouco do seu dia-a-dia através de cartas que ele manda para um amigo anônimo. A única coisa que Charlie quer é que essa pessoa leia sua história, sem julgamentos ou críticas.
A vida do protagonista é uma monotonia total, até que ele conhece duas pessoas extremamente importantes para a trama: Sam, a garota delicada, mas de personalidade forte, e o divertido, sociável e carismático Patrick - obviamente o meu personagem favorito do mundo inteiro. A partir desse momento, sua vida começa criar cor.
Uma pessoa que também tem certo destaque e é imprescindível para o crescimento pessoal do Charlie é seu professor de Inglês, Bill, que o estimula a desenvolver suas habilidades na escrita através dos livros que oferece. Por falar nisso, o livro é repleto de referências literárias ótimas: O Sol é Para Todos, O Apanhador do Campo de Centeio, Walden e muitos outros. Também há referências musicais ilustres que me fizeram morrer ainda mais de amores, tais como The Beatles - minha vida, como vocês já devem saber -, Pink Floyd e The Smiths.
Charlie: Por que as pessoas boas sempre escolhem as pessoas erradas para namorar?
Bill: Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
Charlie: E nós podemos mostrar para essas pessoas que elas merecem mais?
Bill: Nós podemos tentar.
Bill é o tipo de professor que todo mundo tem vontade de ter, sabem? Aquela pessoa que não é só para sala de aula, que cria uma relação de amizade com o aluno, acima de tudo. Felizmente, eu posso dizer que tenho a honra de conviver com uma pessoa dessas, que merecem respeito, confiança e carinho. Há também a irmã mais velha de Charlie, outro personagem que merece destaque. Ela e o irmão acabam construindo uma relação de cumplicidade maravilhosa no decorrer da história.
Eu simplesmente não tenho como explicar o quanto eu amo esse livro. O enredo é maravilhoso, os personagens (todos eles) são incríveis e todas as referências serviram para fazer eu me apaixonar ainda mais pela história. Apesar de Charlie e seus amigos serem adolescentes dos anos 90, conseguimos nos identificar com muitos dos acontecimentos presentes na obra. Além disso, o tema abordado - que só é realmente exposto no final - pode ser considerado como bem atual.
A única coisa que tenho para dizer para vocês é: leiam, leiam rápido. Obviamente, vocês devem assistir ao filme também. Apesar de ter algumas coisinhas ligeiramente divergentes do livro, essas peculiaridades deixaram a história ainda mais singular. Ah! Não posso deixar de comentar que a adaptação me apresentou o meu ator favorito, Ezra Miller, que entra na pele do meu amado Patrick.
Foi emocionante acompanhar Charlie durante um ano da sua vida, tanto é que sentimos de verdade que as cartas que ele escreve são destinadas para nós. As Vantagens de Ser Invisível é repleto de descobertas, de amizades puras e verdadeiras, cumplicidade e, é claro, amor. Resumindo em uma só palavra, é um livro infinito.
Gente, eu p-r-e-c-i-s-o ler esse livro! Parabéns pela resenha, Nana <3
ResponderExcluirPrecisa mesmo, miga.
ExcluirOie Ana
ResponderExcluirquando li esse livro, também gostei muito. Se bem que no início, minha implicância com o protagonista era imensa, e no final eu chorei até não poder mais rs
bjos
www.mybooklit.com
Oi Jacqueline!
ExcluirQue bom que gostou! Tenho a impressão que todo mundo tem um ranço do Charlie no início, mas eu gostei dele logo de cara.
Beijos!
Hahaha, isso é que é amiga, empresta o livro antes de ler ;) rs
ResponderExcluirEsse livro está aqui em casa esperando minha leitura, rs. Nem o filme eu vi. Mas em breve vou conferir ;)
Eu amo esse quote "nós aceitamos o amor que achamos que merecemos" ♥
Linda resenha, parabéns!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi Carol!
ExcluirTem gente boa de coração, né? Eu vi o filme antes de ler o livro, de tanta ansiedade. Mas não interferiu em nada na leitura. Espero que você goste!
Beijos!
Esse livro já esta na minha lista a um tempinho, mas minha lista em bem bagunçada rsrsrsrs
ResponderExcluirTe espero no blog
♥ Blog Livros com café ♥
Um beijo flor
Oie!
ExcluirE tem lista de organizada quando se trata de leitores compulsivos? rs
Espero que você consiga lê-lo logo!
Beijo!
Oi, Ana!
ResponderExcluirAmo ''As Vantagens de ser Invisível''! Tanto o livro quanto o filme! É realmente perfeito! Concordo com tudo que você falou/escreveu! rs
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi Tony!
ExcluirAin, num tem como não amar. A estória é linda e o elenco é perfeito. Faltam as palavras para explicar. haueaheuhaeuahe
Beijos!