SOCIAL MEDIA

12 de maio de 2019

Roendo Indica: Livros Com as Melhores Mães do Mundo


Para fazer uma homenagem para todas as mães que acompanham o blog — e as mamães de todos os leitores também, é claro —, separamos alguns livros com as personagens maternas que nos marcaram de alguma forma, seja pelo cuidado, companheirismo ou alguma outra característica notável. De quebra, fica a dica de vários livros incríveis que vocês poderão adicionar na listinha de desejados.

Quarto
Ana Magalhães
Compre o livro aqui!


Quarto foi originalmente lançado em 2011 e mesmo tendo ganhado o prêmio de melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Independent, só entrou para o coração das pessoas por causa da sua adaptação cinematográfica, O Quarto de Jack. O enredo gira em torno de um menino de 5 anos que vive em cativeiro com sua Mãe desde o dia em que nasceu. Jack é o que move a Mãe: ela faz o impossível por ele e o relacionamento dos dois é a coisa mais linda. Com certeza uma mãezona!

Um Milhão de Finais Felizes
Ana Gabriela 
Compre o livro aqui!


Escolhi a Karina de Um Milhão de Finais Felizes porque durante todo o livro, ela é a "amiga-mãe" do Jonas. Ela incentiva ele a escrever, ajuda ele nas horas mais difíceis, é sempre alguém dando um empurrãozinho. Ela não é mãe de verdade dentro da história, mas esse cuidado que ela tem é muito bonito e me lembra muito essa ideia da mãe.

Caixa de Pássaros
Jessica Bett


Confesso que Malorie, de Caixa de Pássaros, não foi a primeira mãe que passou pela minha cabeça — minha primeira opção era a Sally Jackson, mãe do Percy Jackson, rs —, mas quando eu lembrei de tudo o que essa mulher passou, não poderia deixar de escolhê-la. Malorie enfrentou o apocalipse com os filhos dela e ainda cuidou dos filhos de outras pessoas. Se isso não é amor, eu não sei o que é.

Os Miseráveis
Priscila Gatti


Uma das mães mais sofredoras da literatura, Fantine teve Cosette sozinha e sempre fez de tudo pela menina. Fantine precisou fazer escolhas muito difíceis visando o melhor para a filha e nunca hesitou em se sacrificar por Cosette. Não tem como não lembrar dessa personagem no Dia das Mães. Afinal, ela representa a força e o amor que uma mãe é capaz de ter.

BÔNUS

Harry Potter


Molly Weasley é, sem sobra de dúvidas, uma das figuras maternas mais conhecidas e adoradas da literatura. Além de cuidar de SETE filhos com muito carinho, amor e bastante, bastante paciência mesmo, Molly "adotou" Harry sem pensar duas vezes.

A Guerra dos Tronos 


Por tudo o que ela passou, Daenerys Targaryen também merece aparecer nessa lista: ela engravidou, perdeu um filho e encontrou seu refúgio e poder se tornando a Mãe dos Dragões — e eu ainda acredito que ela gerará um filho humano. É uma mulher forte, corajosa, bondosa e que, acima de qualquer coisa, faz de tudo pelos seus.

11 comentários :

  1. Realmente são excelentes mães. Algumas delas sofreram mais do que as outras como é o caso de a Mãe e Fantine.
    Se tivesse que escolher uma série Violet Bridgerton matriarca da série de romances de época Os Bridgertons. Viúva criou 8 filhos sozinha. Corajosa, bondosa e guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tem que ser super guerreira mesmo pra criar oito filhos sozinha né, ainda mais naquela época. Adorei sua indicação!

      Excluir
  2. Mãezinha dos Dragões!rs
    Como fã assumida da série, adorei a citação dela aí e já valeu o post todo.
    Malorie de Bird Box também é outra super mãe e também mereceu a citação.
    Mãe é mãe..e se não tiver uma pitadinha de drama e sofrimento, não vale!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. O de Quarto é aquela escolha, rapaz, que história.
    Bem doida a de Caixa de pássaros porque ela passou por uns bocados mesmo e não seria uma escolha obvia, mas nossa, essa fez coisa.
    Os miseráveis foi o ultimo livro que li, ai, que tristeza! Fantine é o retrato de uma mãe que faz tudo pelo filho. Eu fiquei horrorizada com as coisas que ela fez.
    Agora a Dany nessa lista foi uma escolha inusitada. E nos livros até acredito que possa rolar essa reviravolta dela ser mãe alem dos dragões e filho perdido. Mas na série? Do jeito que estão acabando com ela? Não vai sobrar nada da bichinha pra contar historia...

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Adoro esses posts e esse é mais que especial. Amo livros que nos apresentam essa personagens de forma tão marcante e espetacular, que servem de exemplo e muitas vezes nos lembram da própria mãe. Você citou ótimas referências aqui e conheço quase todas, mas as que me marcaram mesmo foi Quarto, Harry Potter e Caixa de Pássaros. Pois além de serem histórias marcantes, as personagens maternas, por diversas vezes tiverem que mostrar muita força, perseverança e, principalmente, colocar os filhos acima de qualquer dor e sofrimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!!
    Amei a homenagem que o blog vez para todas as mães!! Realmente esses personagens fazem de tudo para proteger e cuidar dos seus filhos. E desdes livros as únicas mães que conheço são a Malorie de Caixa de Pássaros e Molly Weasley da série Harry Potter.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que post mais lindo!
    Amei as indicações; quero muito ler Um milhão de finais felizes e estou aqui com Os miseráveis, só falta coragem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Particularmente, essa é uma data muito triste. Mas, achei ótimas as indicações. Gosto em especial da referência à Fantine, uma mãe sofredora e com um final bem trágico.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana
    Adorei esse post, tenho certeza que se minha mãe estivesse aqui ela claro que ia pedir para agradecer pela lembrança desse lindo post. Não sou mãe, mas tenho meus 12 pequenos na creche, meu irmão mais novo e 2 filhas de 4 patas.
    De todas as mães citadas só conheço Molly Weasley e Daenerys Targaryen (pela série de tv).
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que lindo post!
    Só mães incríveis!!!
    A Karina é muito mãezona mesmo, mais que a mãe do Jonas de verdade!
    Aii a Molly é muito engraçada e amorosa! Não tem pra ninguém!
    A Daenerys deu tanta dó do final dela na série, mas sempre foi uma mãe para seus dragões.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha, eu nem vi a série realmente e agora eu nem planejo ver de tanta raiva. A bichinha só sofre o trem inteiro pra acontecer o que aconteceu.

      Excluir