SOCIAL MEDIA

25 de setembro de 2015

Para Continuar | Felipe Colbert

Título:
Para Continuar
Autor: Felipe Colbert
Páginas: 224
Editora: Novas Páginas
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Tenho tido várias surpresas positivas com os livros nacionais que ando lendo e, com Para Continuar não foi diferente. Arrisco dizer que foi um dos melhores que li até hoje, mesmo com alguns pontos negativos. Ainda assim, confesso que o que me atraiu nesse livro foi a capa maravilhosa. Não sei se vocês sabem, mas eu adoro a cultura japonesa e sério, não poderiam ter escolhido uma capa melhor que essa. Antes de tudo, é importante frisar que a história não se passa no Japão, mas no bairro da Liberdade em São Paulo, onde a cultura é totalmente predominante (não sou muito conhecedora das coisas, pessoa, se eu falar algo errado me corrijam). 

Leonardo César é um jovem de 20 anos que faz faculdade de Design Gráfico na Faculdade Belas Artes, em São Paulo. Pode-se dizer que ele leva uma vida super pacata e tranquila, a não ser por um detalhe: ele sofre de uma doença cardíaca chamada cardimiopatia dilatada idiopatica, que traduzida para nossa língua significa que o coração dele não tem força suficiente para bombear o sangue para o resto do corpo. Em um dia qualquer, enquanto voltava da aula de metrô, Leonardo vê uma linda garota oriental e se sente imediatamente atraído por ela e após algum tempo tenta puxar assunto com ela. Só que o único contato que o garoto tem com a menina é terem compartilhado o fone de ouvido dela por alguns instantes. Logo depois, ela sai do vagão sem nem dizer o seu nome. É claro que Léo fica totalmente obcecado por ela e começa a pegar o metrô todos os dias na esperança de encontrá-la novamente. 

Ayako Miyake vive no bairro da Liberdade com seu ojiisan (avó, em português) e o jovem chinês Ho, que é perdidamente apaixonado por Ayako desde que se entende por gente. Ho tem uma deficiência que faz ele agir como uma criança. Os três, juntos, tomam conta de uma lojinha de luminárias muito simpática que guarda um grande segredo em seu porão. Ayako e seu ojiisan têm a incrível missão de cuidar das luminárias orientais mágicas que ficam no subsolo. Além de protegê-las do mundo, os dois tentam a todo custo manter Ho afastado delas, pois qualquer  movimento que seja pode causar um grande impacto. 

Você está vendo algo mágico, mas a magia não se limita a atos extraordinários. Ela está no nosso dia a dia. Se você for observadora, vai reconhecê-la. (pág. 18) 

Não é difícil imaginar Leonardo e Ayako se apaixonam perdidamente, não é? Mas diferente da maioria das histórias que acontecem por aí, não senti aquela coisa forçada. Sim, o primeiro encontro dos dois no metrô teve impacto o suficiente para fazê-los pensarem um no outro, mas não teve nada daquele amor que acontece assim, sem mais nem menos. Acredito que o romance foi muito bem construído, e o melhor, aos poucos. E não é difícil imaginar quantas pessoas se conhecem nos lugares mais banais e começam um relacionamento, não é mesmo? Para mim a mágica do amor está justamente aí, nas coisas mais simples.

A história em si é muito bonita e bem construída, não só o romance. A ambientação é perfeita e mesmo quem não conhece nada sobre a cultura japonesa não irá ter dificuldade nenhuma durante a leitura. Os personagens também são ótimos! Confesso que me senti um pouco culpada por ficar tão irritada com Ho o tempo inteiro, mesmo sabendo das suas limitações. Mas sem or, eita que ele dá dor de cabeça para Léo e Ayako, viu. Léo me irritou um pouquinho em algumas partes do livro por causa da sua imaturidade (vocês vão entender quando lerem), mas nem liguei tanto assim porque a maioria das pessoas agiriam da mesma forma que ele.

Gente, a diagramação está a coisa mais linda do mundo! Cada capítulo começa com o desenho de algumas luminárias e ai, está fofo demais! Mas enfim, mesmo tendo adivinhado um pouco do final, não consegui não amar a história do mesmo jeito. O final para mim foi o mais especial de todos, porque mostra que o amor pode ultrapassar todas as barreiras (sim, acreditem ou não, eu sou extremamente romântica).

8 comentários :

  1. rsrsrs, adorei a resenha Ana! Eu quero muito ler esse livro, adoro os nacionais lançados pela Novo Conceito. E eu acredito que você é romântica, já que eu sou também e quase ninguém acha.. afff! rsrsrs
    Não sou tão ligada na cultura japonesa, mas adoraria conhecer mais, de qualquer forma.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Já algumas resenhas sobre este livro e já estou curiosa. A história parece ser linda, quero muito ler. Ultimamente a NC está com ótimos títulos.

    Beijos
    http://contosdeescritores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem? Ahhhhhh eu preciso ler esse livro! Tipo, PRECISO MESMO! Eu amo a premissa da obra (amo muito mesmo! haha) e sempre leio comentários positivos para o livro. Então já viu, né? "Pra Continuar" está quase entrando para o topo da minha lista de desejados! rsrs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei a história interessante, não conhecia o livro, mas me chamou a atenção, principalmente por envolver um pouquinho de mistério a respeito das luminárias mágicas (pelo menos eu fiquei curiosa para saber o que são de verdade, rs). Deve ser legal, ler uma história que se passa na Liberdade, e vivenciar essa mistura de culturas! PS: A capa é muito bonita mesmo! Beijos!

    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu preciso ler esse livro, gosto muito de livro que aborda cultura diferente e se tiver magia é melhor ainda. Parabéns pela resenha, você escreve muito bem.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Preciso desse livro! Eu amo a cultura japonesa e já tinha me interessado pela capa. Aí eu vi que se passa no bairro da Liberdade e morri. De São Paulo a Liberdade é um dos meus lugares favoritos e é ótimo para ter encontrinhos, haha. Aqui a gente tem a mania de marcar de encontrar pessoas na catracas de metrô então já gostei de saber que o encontro do casal acontece nas catracas, haha. Acho que vou me identificar muito com esse livro e estou doida para comprar ele. Agora fiquei mais animada ainda. <33333

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero para ontem! Nem sabia que o autor era nacional e isso só me faz querer mais ainda. Tenho que dar mais chances a nossa literatura e sei que essa pode ser uma chance (a capa só ajuda, não é mesmo? Coisa mais linda <3).
    Ótima resenha!
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir