Três Coisas Sobre Você é o primeiro romance da categoria jovem/adulto escrito pela talentosíssima Julie Buxbaum. Publicado pela editora Arqueiro, conhecemos a história de uma adolescente comum, tendo dilemas corriqueiros a todos os que passam por essa idade de uma forma límpida e natural, tentando trazer o máximo de naturalidade e beleza para assuntos que são considerados tabus como o sexo e a morte.
A trama conta a história de Jessie Holmes uma menina que tinha uma vida comum em Chicago até o dia em que sua mãe faleceu por conta de um câncer nos ovários. Jessie e seu pai então encontram-se sem chão durante um tempo, até que este conhece uma mulher, chamada Rachel. Se apaixonam e casam-se, o que os leva a se mudarem para a Califórnia onde mora Rachel e lá recomeçar a vida.
Então, apenas sete dias após iniciar seu ensino médio, Jessie recebe um e-mail de um desconhecido chamado genericamente de “alguém ninguém”. Este se disponibiliza a ajudá-la a “sobreviver” à sua nova escola, o Wood Valley. A trama então começa a se desenrolar a partir da troca de mensagens entre AN e Jessie e a sua estranha vontade de permanecer no anonimato.
Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo.
Com uma edição fenomenal, que traz uma capa totalmente cor-de-rosa com imagens desenhadas de preto como se riscadas de caneta, Três Coisas Sobre Você conseguiu me prender durante horas lendo-o vorazmente. A leitura não é cansativa e consegue manter-se dinâmica e misteriosa durante toda sua trajetória. Além disso, o livro também se baseia na troca de mensagens entre os personagens, o que faz com que muitas vezes vejamos textos escritos na forma de SMS levando-nos a ter uma empatia ainda maior com a obra.
Do ponto de vista de alguém que costuma se prender as leituras de horror e suspense, admito que este livro foi um achado para mim. Com uma leitura absurdamente leve e cômica conseguimos ler por horas a fio com a impressão de que ficamos durante poucos minutos lendo-o. De início, relutei para lê-lo por ser algo mais voltado ao público adolescente. Felizmente, fui totalmente frustrado quanto a esta expectativa, pois o que me foi entregue por este livro, foi uma obra muito bem escrita, hilária, leve e que conseguia expressar muitos sentimentos que jamais imaginei que teria com a leitura, como o de dor e de perda e a alegria e felicidade.
Os dias perfeitos são para as pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contém alguma coisa irrevogável e irrecuperavelmente perdida.
Uma coisa que bastante me intrigou foi a personalidade de Jessie, nossa personagem principal. Ora explosiva ora chorosa, Jessie se apresenta de formas muito diferentes inúmeras vezes algo que pode ser considerado típico de um adolescente de 16 anos como ela. A personalidade e o amadurecimento da personagem foram bem trabalhados, o que nos leva a perceber uma mudança no seu modo de agir e de enxergar o mundo conforme o passar das páginas.
Uma obra entorpecente, Três Coisas Sobre Você nos traz ensinamentos enormes quanto à lealdade e à família. Uma leitura leve mesmo abordando temas pesados, Julie Buxbaum conseguiu executar com maestria a arte de escrever com sutileza e naturalidade assuntos que geram tanto espanto para a maioria das pessoas, principalmente, o público mais jovem, os adolescentes no geral. Uma leitura super divertida e a qual recomendo a todos.
Título original: Tell Me Three Things
Autora: Julie Buxbaum
Páginas: 283
Tradução: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Livro recebido em parceria com a editora
Eu já tinha visto essa capa várias vezes em blogs e no insta mas nunca imaginei que seria uma história tão interessante.Olhando apenas pela capa realmente parece ser apenas uma história sobre o cotidiano de uma adolescente comum porém,é algo totalmente diferente.Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre esse misterioso Alguém Ninguém.Parece mesmo ser uma história emocionante e cativante de se ler,além de possuir uma capa muito fofa haha.Vou adicionar agora a minha lista,ótima resenha!Bjss.
ResponderExcluirOiiii
ResponderExcluirLi esse livro e amei. Ele é juvenil mas bem maduro e gostoso de ler, a gente se envolve com os personagens e fica na expectativa até o final
Beijos
unbloglitteraire.blogspot.com
Oi, Edu!
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Muito bem descritiva, gostei!
E colocarei esse livro de Julie Buxbaum na minha listinha!
Legal que a leitura te surpreendeu e te fez pensar de forma diferente o aspecto do gênero literário. =)
Beijos!
Oi Edu!
ResponderExcluirToda vez que eu ver a capa desse livro vou lembrar do Carlos te zoando... Mas é sempre bom a gente sair da zona de conforto da gente, né? Fiquei feliz por você ter gostado do livro.
Beijo!