Como amante de títulos que sou, não preciso nem dizer que o que mais me chamou a atenção para essa obra. Obviamente, também, ela não foi nada do que eu esperava, tanto que é até um pouco difícil escrever uma resenha sem acabar falando demais. Portanto, esteja ciente que esse texto conterá spoilers, então se você deseja ler o livro, volte e leia depois que terminar.
Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo conta, basicamente, uma viagem que Jack e sua namorada estão fazendo para que a moça finalmente conheça a família do namorado. Durante essa viagem perturbadora, a narradora relembra como conheceu Jack, como se envolveram e lista vários motivos de porquê está querendo acabar com tudo. Assim, a moça chega a conclusão que essa viagem pode ajudá-la a tomar a sua decisão final.
Desde as primeiras páginas eu já sabia que havia alguma coisa errada com a história, e acho que esse é o sentimento de pelo menos 90% das pessoas que tiveram acesso à ela. O primeiro indício são as ligações misteriosas que nossa narradora recebe constantemente, principalmente porque elas vêm do seu próprio número. Depois, quando o casal finalmente chegam ao destino final, tanto eu quanto a narradora notamos algo de muito esquisito naquela casa. Por fim, por mais estranho que pareça, foi só um pouco depois disso que notei, meus caros, que em nenhum momento o nome da moça foi citado.
Nós não podemos e não sabemos o que os outros estão pensando. Não podemos e não sabemos que motivações as pessoas têm para fazer as coisas que fazem. Nunca. Não totalmente. Essa era a minha aterrorizante epifania da juventude. Nós nunca conhecemos realmente alguém. Eu não conheço. Nem você. (p. 186)
A própria narrativa é muito perturbadora, incrivelmente detalhada e, apesar de não possuir muita ação — esta surge apenas nas páginas finais — a história é extremamente pesada. No decorrer dos capítulos narrados pela namorada de Jack, acompanhamos também alguns diálogos totalmente aleatórios acerca da morte de alguém que, aparentemente, não fazia parte do elenco principal.
Não é muito típico eu ler livros do gênero, porque eu sou meio neurótica/medrosa e o que acontece quando leio é: durmo pensando na história, sonho com a história, acordo pensando nela, como pensando nela e, às vezes, isso não faz bem para o nosso psicológico. Eu não sei explicar para vocês o quanto a atmosfera dessa história é pesada, de verdade. Eu não conseguia ler mais de um ou dois capítulos por vez — isso não é necessariamente ruim, ok?
*ALERTA DE SPOILER*
Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, apesar de se arrastar em certos pontos, foi um livro que angustiou e surpreendeu bastante, principalmente quando as coisas começaram a fazer sentido. Quando a narradora passou a se referir ao Jack como um só — por exemplo: "Nós lembramos agora. A pintura. Ainda está em nosso bolso." —, foi um baque para mim. Sim, eu já sabia que as coisas estavam exóticas até demais, mas nunca passou pela minha cabeça que os dois personagens eram um. Só então percebemos o significado de "acabar com tudo", algo muito mais profundo que o fim de um relacionamento amoroso.
Título Original: I'm Thinking of Ending Things
Autor: Iain Reid
Páginas: 224
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Fábrica 231
Livro recebido em parceria com a editora
Gostei de saber que o livro, Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo, garante uma leitura assustadora, instigante e estranha, que nos faz sentir de diversas formas e nos envolve de uma maneira intensa, como se fizesse parte de tudo. Eu estou extremamente ansiosa para começar a leitura, pois ele é o típico livro que já me ganhou pela capa, e lendo sua resenha, as minhas expectativas aumentaram.
ResponderExcluirBjos, Ana!
Oi, Ana!
ResponderExcluirO título é realmente chamativo e atiça bem a curiosidade do leitor; mesmo que a capa em si não tenha me agradado, fiquei levemente curiosa com o título, sim, ainda que não a ponto de me interessar pela leitura propriamente dita, o que, vendo agora sua resenha, vejo que foi algo bom, já que esse feeling mais assustador e perturbador do enredo não é o meu estilo, passa longe, na verdade, rs. Apesar de que, ok, fiquei um pouco instigada pelo o que você citou sobre os personagens serem um só, e a forma como você terminou a resenha, então, me deixou bem intrigada, mas com ainda mais certeza, também, de que não é uma leitura para mim. Então parabéns mesmo pela resenha que, apesar dos spoilers, esclareceu demais sobre a leitura. ;)
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥
Achei bem interessante. Não é o gênero que tenho o costume de ler, mas esse é o tipo de livro que me atrai, por todo o suspense, a incógnita, a personagem sem nome e a trama que se desenrola me deixou muito intrigante. Quero ler. Adorei a dica de leitura!
ResponderExcluirBeijos!
Já tinha lido a algumas resenhas e a historia realmente é bem interessando de se basear em tudo e ter as pequenas desconfianças do começo até o fim da historia, e ainda é do gênero mesmo que costumo ler e para mim não será tão difícil.
ResponderExcluirAté mais!!!
OI Ana.
ResponderExcluirAssim como você quando leio livros do gênero fico da mesma forma, as vezes nem sequer durmo.
Achei a premissa bem intrigante e fiquei curiosa para saber o que irá acontece e por que teve esse sentimento de que algo não estava certo, fiquei um pouco desanimada em saber que não tem muita ação, mas ainda assim quero muito ler.
Bjs.
Parece ser uma história bem misteriosa mesmo e um tanto angustiante.
ResponderExcluirPor ser meio medrosa também tento evitar esse tipo de leitura, pra não ficar pensando muito no caso.
A premissa do livro é interessante e essa edição está um luxo.
Por enquanto gostaria só de tê-la na minha estante, não para ler haha
Mas confesso que fiquei curiosa pra saber o desenrolar desse mistério todo.
Beijos,
Caroline Garcia
Ana!
ResponderExcluirO que mais gostei foi que finalmente alguém falou em uma resenha abertamente a questão de todo mistério que permeia o livro.
Ficava agoniada tentando entender e agora percebo o 'que' da questão.
Quero ler com urgência.
Desejo uma ótima semana!
“ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!
Pela sinopse dá pra perceber que a história é pesada... Apesar de chamar um pouco minha atenção não sei se eu leria este livro, também sou um pouco neurótica com essas coisas....
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão tinha lido resenhas desse livro ainda, eu gostei mto do enredo, o gênero tbm ajuda mto, gostaria mto de conhecer tbm...
Bjs
Eu tô aqui agora que furada a menina se meteu, indo pra casa dos pais dos caras e já quer terminar o relacionamento e fica claro que tem uma treta bem mais profunda aí no meio e eu quero saber qual é kkk Eu também quase não leio livros assim porque fico inventado mil teorias até o final do livro, resumindo fico meio pirada. Mas esse livro merce minha atenção e obrigada pela resenha.
ResponderExcluirQuero ler esse livro, fiquei bem intrigada com esse mistério todo em volta da garota e fiquei curiosa porque ela quer acabar com tudo, qual o sentido disso. E mais ainda com a pulga atrás da orelha com essas ligações que tem o número dela bem sinistro isso.
ResponderExcluirOi Ana, valeu pelo aviso kkkk
ResponderExcluirSeu pedido é uma ordem. Volto para ler a resenha quando concluir a leitura.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor
Melhor lançamento desse ano com certeza, concordo com você quanto ao título ser maravilhoso e a capa idem. Só uma coisa Ana, acho que deveria ter um aviso no início pois a resenha ficou ótima mas tem spoiler. <3
ResponderExcluirOi, Ana!!
ResponderExcluirEstou aqui morrendo de curiosidade de ler esse livro!! Fiquei bem curiosa para compreender melhor o que se passa na estória!!
Bjoss
Oi Ana,
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas confesso que fiquei intrigada com a proposta do autor. Adoro histórias de suspense, principalmente quando elas trazem um elemento que as diferencie de outras do mesmo gênero. Apesar da sinopse um pouco confusa (que acredito ser parte integrante do livro) acredito ser uma leitura bem envolvente.