O Livro dos Espelhos, escrito por E. O. Chirovici é uma trama de suspense policial que conta a história de Peter Katz, um agente literário que ao receber um estranho manuscrito de um romance (sim, é um livro dentro de um livro, fazendo uso da metalinguística) vê-se impelido a desvendar o mistério do assassinato de um renomado professor universitário: Joseph Wieder. Sua real intenção é concluir a obra que lhe foi entregue para que possa ser publicada.
O manuscrito, que pertencia a Richard Flynn, contava sua história durante seu período de faculdade em Princeton e seu envolvimento com Laura Baines e Joseph Wieder, o professor morto. Seu assassinato aconteceu 28 anos antes do recebimento do manuscrito e seu assassino jamais foi encontrado. É ao redor desse homicídio que gira a trama e todos os seus encontros e perspectivas.
A obra inteira pode ser dividida em muitas partes. Uma delas é o momento em que John Keller é chamado por Katz para fazer uma "pesquisa de campo": descobrir até onde era verdadeiro o que Flynn havia escrito e supostamente vivido. Entretanto, por acabar absorto em problemas demais, a missão acaba por ser passada para um ex policial que investigou o assassinato do professor Wieder na época. Roy Freeman então, passa a encabeçar a investigação novamente, após tantos anos e tantos segredos revelados.
Sabe como é: você acha que esqueceu algo – um fato, uma pessoa, uma situação – e então, de repente, percebe que a lembrança estava jogada em um canto escondido da mente, e que ela sempre esteve ali, como se o episódio tivesse ocorrido ontem. É como abrir um armário velho, cheio de tralhas: é só tirar uma caixa do lugar que tudo cai em cima de você.
Por conter muitos personagens, a trama traz uma gama de perspectivas muito alta, e por isso possuímos muitas histórias e controvérsias, sem nunca saber em quem de fato acreditar. A confusão acaba por ser a principal motriz da narrativa durante a história quase que completa.
No geral, a construção de personagens, a história, até mesmo a narrativa são muito boas. Entretanto, temos muitas quebras, com o ponto de vista de inúmeros personagens que, para mim, tornaram a obra confusa demais e com algumas pontas soltas. É um livro muito bom e pode ser do agrado do leitor que gosta de finais suspensos ou que causem certa confusão.
Infelizmente, O Livro dos Espelhos não conseguiu me prender e cativar, fazendo com que fosse fechado e aberto inúmeras vezes sem muito ânimo e causando uma decepção e desconforto com o final. Ressalto aqui, esta é minha experiência pessoal com a obra, isso não a faz ruim, apenas uma escolha de escrita e narrativa a qual não conseguiu me manter preso. No mais, a obra possui ótimo enredo e personagens que parecem totalmente reais, mesmo quando em curtas aparições.
Título Original: The Book of Mirrors
Autor: E. O. Chirovici
Páginas: 322
Tradução: Roberto Muggiati
Editora: Record
Livro recebido em parceria com a editora
Poxa, que pena que ele não te prendeu! Ainda não li, porém estava tentando ler!
ResponderExcluirAchei a sinopse muito interessante e eu gosto de mistério!
Vou ler e vejo se gosto ou não!
Eu adoro o gênero e a história é muito interessante! Eu posso só estar numa ressaca literária de livros policiais no momento.
ExcluirQuem sabe daqui uns meses eu o leio novamente e a minha opinião muda? :P
Olá!
ResponderExcluirSabe, a sua resenha me fez ficar curiosa com o livro e com uma vontade enorme de ler o final! Adorei sua sinceridade em falar que não se cativou com o livro, é sempre importante ser verdadeiro em horas como essas, já que é nossa opinião que está em jogo!
Beijos!
https://teattimee.blogspot.com.br/
Olá Edu ;)
ResponderExcluirAcho essa capa linda, ela parece condizer muito com a trama do livro. Ele tem uma ótima premissa, e como adoro livros de suspense policial, acredito que gostarei muito!
A única coisa que poderia prejudicar minha leitura é esse fato de ter inúmeros personagens, pra mim as vezes fica muito confuso isso e eu fico desmotivada de ler.
Mas obrigada pela sua indicação!
Abç
Oi Edu, acho muito bonita a capa desse livro e a sinopse até interessante, mas não é o tipo de livro que leio com frequência e assim acho que alguns fatores que você citou iriam afetar e muito minha leitura tornando-a maçante, as várias perspectivas e o final suspenso não me agradam, então acho que por enquanto pelo menos vou deixar a dica passar. Contudo gostei da resenha e achei que você destacou pontos bem importantes e interessantes ;)
ResponderExcluirOi Edu!
ResponderExcluirEsse livro tá mto bacana, o enredo me prendeu desde q li uma resenha há um tempinho, qro tentar ler em breve e conhecer mais o trabalho do autor.
Bjs
Edu!
ResponderExcluirTriste quando um livro parece ter grande potencial para ser desenvolvido, porém acaba se mostrando uma decepção.
Deve ser a maior teia durante a trama com tantos pontos de vista de vários personagens que não interferem para o crescimento do enredo, mas deve ser um grande thriller também...
Desejo um final de semana de luz e paz!
“Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
Cheirinhos
Rudy
Olá.
ResponderExcluirEu estava com uma boa expectativa na leitura desse livro, pois achei a premissa muito interessante. E como adoro esse gênero, gostaria de ler. Mas agora fiquei com um pouco de receio, por tudo que você comentou, mas principalmente sobre o final ficar em suspenso, não gosto!
Mas vou decidir se farei a leitura ou não.
Ótima resenha. Abraços.
Eu não vou dizer que vou ler o livro mas obrigada pela sinceridade em relação ao que você achou do livro e não se preocupem por não ter gostado porque muitas vezes o clima quem que estamos influência muito na leitura, espero que sua próxima leitura seja bem proveitosa.
ResponderExcluirPena que deixa a desejar e gosto de finais concretos, mas mesmo assim despertou meu interesse em saber se descobre quem assassinou o professor gosto desse misterio em volta de mortes.
ResponderExcluir