SOCIAL MEDIA

12 de agosto de 2018

Me Poupe! | Nathalia Arcuri


Aos milhões de brasileiros conectados ao Me Poupe!, a maior plataforma de entretenimento financeiro do Brasil: uma versão de Nathalia Arcuri totalmente inédita. A famosa mãe dos juros compostos finalmente lançou bom conteúdo sobre planejamento investimentos na forma de livro sem perder sua essência. São dez capítulos com dicas valiosíssimas (literalmente!) e muitas histórias pessoais da autora sobre como lidar com as tentações consumistas diárias.

Nathalia sempre foi uma criança perspicaz e aos seus sete anos já desejava uma poupança para comprar um Escort vermelho e poder viver sua liberdade aos 18. Mas a verdade dura mostrou-se ser bem diferente dos planos pessoais da pequena sonhadora e, assim, os primeiros cofrinhos, investimentos, empregos temporários e cursos para multiplicar cada centavo foram surgindo. Não somente isto, mas também o ideal de fugir das propostas ilusórias de bancos e do acúmulo material desnecessário que somos encorajados a ter.

Com muito bom humor e sagacidade, Nathalia ensina sobre seu queridinho Tesouro Direto, aplicações em bolsas de valores, como fugir dos métodos de investimentos ruins e o mais importante: como fazer o dinheiro trabalhar para você e não o contrário! Com base nisso, aposentadoria, empréstimos, conta negativada e outros assuntos financeiros evitados pela maioria dos brasileiros é descomplicada e mostrada de forma possivelmente resolvíveis dentro das pequenas atitudes do dia a dia.

Assim como em seu prestigiado canal do YouTube, vocábulos icônicos como dinheirofobia e força  T aparecem sequencialmente para relembrar que os bons hábitos financeiros são desencorajados desde a infância. A tendência a achar muquirana aquele que poupa e se preocupa com o futuro é um exemplo clássico de dinheirofobia, explicada logo nas primeiras páginas do livro. E essa desmistificação no capítulo " Muquirana é a PQP!" demonstra que a jornalista não está preocupada com o que os outros acham de sua postura financeira, afinal, só quem colherá e dependerá dos frutos desta é você mesmo.

Saindo do tedioso gênero autoajuda com maestria, o tom descontraído e as atividades propostas trazem uma interatividade que jamais havia experimentado em um livro de não-ficção. A oportunidade de ir aplicando cada um dos conceitos aprendidos imediatamente traz reflexão acerca das inúmeras escolhas erradas que fazemos durante toda a vida. Definitivamente, uma boa pedida para leitores de todas as idades.

O teor autobiográfico do livro também é uma marca registrada. A forma como Nathalia conta sua trajetória como jornalista de rede nacional até a demissão para assumir o Me Poupe! é totalmente impessoal, evitando o desvio do foco principal do livro. Todos os momentos de altos e baixos sempre foram suportados com muita dedicação, esforço e, claro, aplicações monetárias para custear cada momento especial (ou triste, como o divórcio) sem desespero.

Como fã confessa da carreira da mãe dos juros compostos, sou suspeita pra falar que esse livro tem conteúdo e abordagem ainda mais acessíveis que o canal no Youtube ou o website da jornalista. Esse é um livro para amantes de mercado financeiro que estão dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos, mas também é uma boa pedida para quem vive com apenas um salário mínimo e quer multiplicar seu suado dinheirinho.

A divisão dos capítulos, a diagramação, as imagens da capa e contracapa, os trocadilhos e os sermões: tudo está impecável no primeiro livro de Nathalia Arcuri. Finalmente, digo sem hesitar: li um excelente livro escrito por um influenciador digital.  

Título Original: Me Poupe!
Autor: Nathalia Arcuri
Páginas: 490
Editora: Sextante
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

17 comentários :

  1. Oi, Myla,

    Mesmo para quem não é fã do gênero, o objetivo abordado no livro tem sua importância - ao se aplicar em nossas vidas.

    A forma como a Nathalia escolheu falar sobre o assunto é mais atrativa, e não tão formal (ou até mesmo monótona), deixa o leitor mais envolvido na leitura. Então, por esse fato, acredito que pode ser uma das minhas leituras futuramente.

    ResponderExcluir
  2. Não é um gênero que me chama atenção, geralmente me sinto cansada com leituras nesse estilo e a vontade de largar é enorme; mas o lado humorado desse livro faz parecer mais interessante.
    E o tema é bem necessário, ainda mais nos tempos de hoje.
    Não conheço a autora e nem o canal dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sendo sincera, o gênero não está no topo da minha lista de leituras, mas não deixa de ser interessante o conteúdo dele. Não foi uma indicação perdida (rs) conheço alguém que adoraria.

    ResponderExcluir
  4. #Vergonha de mim mesma por não conhecer o canal nem a Nathalia. Por mais que a temática do livro não seja minha primeira escolha, é de extrema importância saber utilizar bem o dinheiro.
    Indo agora ao canal do YouTube aprender um pouco.
    Obrigada pela indicação Myla

    ResponderExcluir
  5. Mesmo não sendo fã do gênero de jeito nenhum, aliás, acho que nunca li um livro inteiro sobre algo relacionado com o tema, mas é muito interessante e até um puxão de orelha a nós(eu) que não seguro dimdim de jeito nenhum.rs
    Sou do tipo de pessoa que pensa que dinheiro guardado é sonho engavetado, então, vou gastando é tudo.rs
    Mas se puder, com certeza vou atrás do canal(que nunca nem vi) e também do livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Recentemente vi alguns canais do gênero e achei interessante um livro que ensine o que é bom ou ruim de se fazer com seu dinheiro e os investimentos. Tem coisa que nem sabia e achei bem interessante porque faz você querer investir, tentar fazer o dinheiro trabalhar por você mesmo. A gente passa tanto perrengue e tem coisa que é fácil de investir com pouco e nem tinha ideia. Saber da trajetória da autora também parece legal, mesmo que não leia muito do gênero. Parece bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi Myla!
    Confesso que não curto mto livros do gênero, mas andei ganhando alguns e acabei me interessando em ler assim como qdo vi o lançamento deste tbm que já está na minha listinha.
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Myla!
    Acredito que muitos tenham lido o livro para poder aprender como conseguir 'juntar' dinheiro e ter uma vida financeira mais tranquila.
    Bom que ela deu um tom mais hilário e falou muito da sua vida pessoal, dando um tom biográfico ao livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. É um gênero que não curto, mas achei interessante, deve ser de grande ajuda para controlar os gastos e poupar uma grana, pois realmente tem tantas coisas desnecessárias que gastamos ao invés de poupar.

    ResponderExcluir
  10. Também é um gênero que não curto muito, mas que me despertou um certo interesse. Alias, quem n]ao se interessa quando o assunto é como ganhar dinheiro e ter seu próprio negócio ?hehehe Pelo titulo eu imaginei algo totalmente diferente, mas que ao ler a resenha ccaiu muito bem com que o livro vem mostrar. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi Myla! Eu não tenho costume de ler livros desse gênero, mas esse da Nat está na minha wishlist desde que ela confirmou o lançamento! Espero conseguir ler em breve porque estou bem curiosa!!

    ResponderExcluir
  12. Não é um gênero que estou acostumada a ler porque não me prende, mas eu gostei bastante porque imaginava algo completamente diferente.
    Vou colocar na minha listinha e pegar umas dicas com ela!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Oi Myla,
    Não faz muito tempo que ouvi falar sobre Nathalia Arcuri, mas confesso que não a conheço. Fiquei impressionada e bem animada só em ler sobre a sinopse do livro. Sempre que o assunto é finanças ou as pessoas fogem ou o tornam tão chato que faz com que o interesse desapareça. Poder entender um pouco mais sobre o tema de uma maneira mais descontraída é ótimo e, certamente, bastante válido. Fica claro que Nathalia tem uma alma investidora, pois qual criança quer juntar dinheiro para comprar seu primeiro carro? Depois dessa resenha, com certeza vou querer ler este livro.

    ResponderExcluir
  14. Não fiquei tão interessado em ler o livro acho que o gênero não ficção realmente não é minha cara mas achei interessante a história de vida da garota essa lição de Economia deve ser interessante

    ResponderExcluir
  15. Olá, Myla
    Não costumo ler livros de não-ficção, mas a premissa deste livro me chamou atenção.
    Quem não se interessa em conseguir poupar um pouquinho de dinheiro, espero ler o livro o quanto antes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Myla!!
    Não conhecia a Nathalia Arcuri e mesmo não lendo nenhum livro desse gênero fiquei bem curiosa para conhecer sobre um pouco mais como a Nathalia conseguir poupar desde tão cedo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Myla,
    eu não conhecia a Nathalia, só fui saber dela agora com o lançamento do livro, que achei muito bom pela sinopse, e agora lendo sua resenha me deu mais vontade ainda de ler.
    Já quero.
    E tô precisando de ajudando pra aprender a fazer meu dindim trabalhar por mim, é sempre preciso pensar no futuro né?
    bjsss

    ResponderExcluir