Ano passado eu escrevi um post deveras interessante sobre não conseguir finalizar um livro de parceria, afinal, a gente tem a liberdade de não gostar de tudo o que lê. Dar notas ruins para alguns livros também é super normal. Mais que normal, é uma condição humana. No post de hoje vou falar um pouquinho sobre livros muito ruins que li em 2019 e que consegui terminar só com força divina mesmo, porque olha...
Um Dia em Dezembro, Josie Silver
Editora Bertrand Brasil
Compre aqui
Livros com temática natalina podem ser tudo de bom, né? Principalmente porque tendem a ter uns clichês super gostosinhos que aquecem o coração da gente. Infelizmente não foi o que aconteceu com Um Dia em Dezembro. Eu não sei se acredito em amor à primeira vista, mas tenho certeza que é praticamente impossível você só ver um cara bonito e acreditar que ele é sua alma gêmea. Depois, não tenho paciência pra protagonista que fica chorando pelos cantos por algo que poderia ser resolvido com uma conversa, é isto.
O Milagre, Emma Donoghue
Editora Verus
Compre aqui
Quis ler esse livro por um único motivo: a autora também escreveu Quarto, uma história linda que mexeu muito comigo — se lembram do filme O Quarto de Jack? Pois é, é uma adaptação literária. Pois bem que eu não devia ter lido mesmo, ô livrinho ruim. Narrativa lenta, protagonista insuportável e sem um pingo de emoção, os mesmos cenários e acontecimentos sempre. Simplesmente não deu pra mim.
Nove Desconhecidos, Liane Moriarty
Editora Intrínseca
Compre aqui
Por favor, não briguem comigo! Sei o quanto as pessoas gostam da Liane Moriarty, mas eu quase não consegui terminar esse livro! Achei que leria uma coisa e li outra totalmente diferente: quase não tem mistério, o foco maior é na personalidade dos personagens e isso deixou a leitura muito arrastada. Resumindo, Moriarty pecou por detalhar demais os personagens e as descrições de ambientes.
A Amante, Danielle Steel
Editora Record
Compre aqui
Não é segredo para nenhum leitor do Roendo Livros que eu tenho um "pequeno" problema com romances de época e romances hot, né? Além de ser sobre um tema que eu já não sou muito fã, houve a mesma problemática de Nove Desconhecidos: descrições demais. São páginas e mais páginas da autora descrevendo cada milímetro das roupas da protagonista e da vida de luxo que ela leva. Além disso, me incomoda muito que os personagens masculinos tenham dominação sobre toda e qualquer mulher que aparece na trama.
Os Gigantes da Montanha, Luigi Pirandello
Editora Nemo
Compre aqui
Sabe quando você lê um livro e fica questionando sua inteligência por não saber se realmente entendeu alguma coisa da obra? Pois é, foi o meu caso com Os Gigantes da Montanha. O final é aberto, pois o autor morreu antes de finalizá-la, e isso me deixou um pouco confusa, para falar a verdade.
Mesmo quando eu leio um livro ruim, tento tirar alguma coisa boa dele, não sei se vocês já perceberam isso. Além do mais, o que é ruim para mim, pode ser perfeito para outro tipo de leitor, né? O importante é sempre expormos o que nos incomodou de forma respeitosa. E aí, quais foram as piores leituras de vocês no ano passado?
Mesmo quando eu leio um livro ruim, tento tirar alguma coisa boa dele, não sei se vocês já perceberam isso. Além do mais, o que é ruim para mim, pode ser perfeito para outro tipo de leitor, né? O importante é sempre expormos o que nos incomodou de forma respeitosa. E aí, quais foram as piores leituras de vocês no ano passado?
Eu só consigo pensar que graças a Deus não li nenhum destes e nem tenho eles na estante.rs mas vou admitir que fiquei olhando Um Dia de Dezembro e choramingando.rs
ResponderExcluirÉ um dos desejados que tenho e estava louca para conferir. Agora? Já não sei mais.rs apesar de pensar que ainda vou ler ele sim.rs
Nove Desconhecidos também me surpreendeu estar aí, eu pensei que era um super livro!
Eu não li muito o ano passado e só consigo me lembrar de O Construtor de Pontes que desisti, retomei, desisti de novo e terminei. Na marra, mas terminei e que vou reler ele em breve!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Eu acho que você deve dar uma chance sim pra Um Dia em Dezembro. Várias pessoas gostaram né. Eu fico pensando se o problema é eu ser crítica demais, rs.
ExcluirEu AMEI O Construtor de Pontes. A narrativa do Zusak é bem peculiar, né? Que bom que você conseguiu terminar!
Apesar de não ter lido nenhum desses livros, a maior decepção para mim foi Um Dia Em Dezembro. Como fã incondicional de clichês achava que era daqueles romances de deixar o coração quentinho.
ResponderExcluirAgora falando nas minhas próprias decepções literárias, sem dúvida, a maior que tive em 2019 foi O Mundo de Sofia. A leitura não fluiu de jeito nenhum.
Eita, ainda não li nenhum desses livros, mas 3 deles estão na minha lista, eu quase li esse Um Dia em Dezembro, no final de 2019, estou bem curiosa em ler Nove Desconhecidos, por causa da autora, curto muito romance de época e hot por isso A Amante está na fila de leituras.
ResponderExcluirOi Ana,
ResponderExcluirFelizmente nunca li nenhum livro que eu tivesse odiado ou deixado pela metade e acho uma pena quando vejo isso acontecendo a outros leitores, pois é sempre muito frustrante quando as expectativas não são alcançadas. Um dia de dezembro chama atenção pela capa e a promessa de uma história encantadora, mas desde que o livro foi lançado li mais comentário negativos do que positivos sobre ele. Danielle Steel, Liane Moriarty e Emma Donoghue são autoras que já tive contato com a escrita e amei, por isso sempre espero grandes histórias de suas autorias. Uma pena saber que as obras que leu delas em 2019 não tenham sido satisfatórias. Esses três livros estão em minha lista de leituras e espero que ao dar uma chance a eles eu tenha uma experiência melhor que a sua. Eu gosto que você não se atenha, somente, a parte negativa do livro, pois como você menciona, não é porque o livro não funcionou para você que ele não irá agradar outro leitor. Apesar de ter tido um bom ano literário em 2019, algumas leituras me decepcionaram sim como: Ninfeias Negras, O Morcego, Uma Loucura e Nada Mais e Não Fuja!
Caraca, num tem um ano que eu não odeie algum livro.
ExcluirTambém espero que a sua experiência seja melhor que a minha, mas acho que vai ser sim, já que você já teve contato e gosta do estilo delas.
Mas acho que 2020 vai ser um ano melhor.
Olá! Eu só li Um dia em Dezembro e diferente de você eu gostei muito, apesar de ter achado algumas partes lentas. Sempre me encanto com obras românticas haha
ResponderExcluirBeijo
https://www.capitulotreze.com.br/
ANA!
ResponderExcluirEntendo seu ponto de vita e acho até que é certo.
Não li ainda nenhum desse livros, então nem posso dar minha opinião.
O que poso dizer é que ano passado tive muita sorte, porque não li nenhum livro totalmente ruim, tive alguns regulares, mas não ruim.
Espero que esse ano tenha boas leituras.
cheirinhos
Rudy
Não dá para gostar de todos os livros que lemos, não é mesmo?
ResponderExcluirDesses que citou, não li nenhum. Mas cheguei a ler um livro da Liane ano passado e não consegui me conectar com a história, então abandonei.
Não diria que tive leituras ruins, mas Enfim, capivaras e O verão que mudou minha vida não foram leituras marcantes.
Beijos
Oie.
ResponderExcluirAcho muito decepcionante ler um livro e não gostar, pois sinto que perdi tempo haha.
O Quarto de Jack é um filme maravilhoso, não sabia que era uma adaptação literária. Se for por esse lado, imagino que o livro seja ótimo também. Que pena que a autora acabou pecando tanto com O Milagre.
Até mais!
Nossa, eu amo ver as decepções literárias dos outros. O que viram de errado então é demais xD
ResponderExcluirEu ri desse do dia em dezembro, haha, bem isso! Mas confesso que sou do tipo iludida com livro assim. Talvez gostasse. Gosto de ser feita de trouxa com história assim né. Mesmo sabendo que na realidade é meio impossível um trem desses...
Deu vontade de ler o de O milagre, mas passei. Melhor não...
O de Nove desconhecidos queria ler por ser dessa autora que nunca me decepcionou, mas o jeito arrastado que falam dele ta me afastando demais do bendito.
Achei interessante esse dos gigantes, mas o final já deixa a gente meio pé atrás mesmo. Nem sei o que iria pensar de ler. Provavelmente seria uma duvida eterna, aquelas agonias do não saber. Ai ai...nem arrisco.
Sou do tipo pirraça, mesmo com livro ruim, e também tenho dessas de tirar algo bom deles. Mas na maioria das vezes, se é ruim vou lendo até ver se o final vai ser horrível mesmo ou só pra poder falar mal depois sabendo da tragédia toda xD
Olá!
ResponderExcluirPara um leitor a parte mas difícil e ver que uma leitura que poderia ser incrível acaba sendo péssimo. Já me deparei com leituras ruins e dificilmente eu conseguir terminar de ler ou empurrar com a bariga. Os livros citados, quero muito ler um dia de dezembro. Os demais não tinha conhecimento mas fiquei curiosa.
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Ana
ResponderExcluirNão li nenhum desses livros, tenho vontade de ler e ter minha opinião sobre eles.
Mas livro é tão magnífico que tem o poder de agradar e claro desagradar ao mesmo tempo, é uma questão de gosto pessoal.
No ano passado tive muita sorte com minhas leituras livros bons, interessantes, chorei, sorri, fui feita de boba, e não abandonei nenhum.
Agora em 2020 espero que continue assim, beijos.
Oi, Ana
ResponderExcluirCredo, peguei trauma de Danielle Steel, tentei ler três dela ano passado e todos tristes, cheio de dor e sofrimento. Me deixaram mal e nem consegui terminar nenhum.
O milagre parece ser chatissimo.
E o da Liane nem me surpreende kkkk já tentei ler três dela também e parei todos. Achei muito arrastados.
Bjs
Único líquido é feito a lista que eu também Li e também considero uma decepção literária foi um dia em Dezembro porque eu também não acredito no aspecto do Amor à Primeira Vista até porque isso tá muito mais votado uma questão de aparência física e estética porque a única coisa que pode fazer você se apaixonar por uma pessoa assim que bati o olho é o que você vê nela ou seja características físicas já que ainda não teve uma conversa ou um conhecimento mais profundo da pessoa
ResponderExcluirOi, Ana!!
ResponderExcluirQue bom que não li nenhum desses livros!! E desde que tive uma péssima leitura da autora Danielle Steel não conseguir ler mais nada da autora até hoje e pelo que estou vendo tenho razão em continuar não lendo nada dela.
Bjs
Caramba, entendo essa de se esforçar para terminar um livro, é difícil demais, pois parece que as paginas brotam. Danielle Steel é uma autora que gosto muito, mas ainda não li A amante, mas torço para eu ter uma opinião diferente.
ResponderExcluirOlá! Também tive várias decepções literárias ano passado, espero de verdade que esse ano seja diferente ♡
ResponderExcluirNove desconhecidos tem uma premissa bem interessante, é uma pena que Moriarty detalhou demais os personagens e os ambientes, isso de fato deixa a leitura mais cansativa.
A amante eu não sinto vontade de ler, muitas coisas a respeito dessa leitura me incomodaram.
Beijos! ♡
Acho que todos nós esperamos que seja diferente, né? Eu tô confiante.
ExcluirPior do que detalhar demais é detalhar sem ter essa necessidade. Infelizmente não é todo autor que tem as manhas, tipo Tolkien né, rs.