O Teste do Casamento vai trazer a história de Khai e Esme. Khai é autista e, depois de uma perda muito significativa na infância, ele acredita racionalmente que é incapaz de sentir qualquer coisa e para se relacionar, é preciso ter sentimentos. Essa é a conexão que ele faz, e assim ele vive por 10 anos, sem ter relacionamentos vão além da sua mãe e irmão.
Acontece que sua mãe se cansa de ver o filho sozinho e decide encontrar alguém pra ele. E assim, acidentalmente, que ela encontra My (Esme) no Vietnã: ela é humilde, trabalha com faxinas pra tentar dar um futuro bom pra sua filha Jade, que teve na juventude. Esme é muito bonita e depois de um acordo estranho, vai para os Estados Unidos com a mãe de Khai para conhecê-lo. Khai que ama sua rotina, de repente, vê sua casa invadida por Esme com sua beleza, cuidado e tantos sentimentos que o sobrecarregam.
O livro é muito curto, ele narrado em terceira pessoa, mas intercala o ponto de vista dos nossos personagens principais. Eu já li Números do Amor e o que os dois têm em comum são personagens dentro de espectro. Como alguém se descobrindo dentro desse espectro, é sempre bom ver personagens assim — principalmente em romances. Eu gostei de O Teste do Casamento, mas eu senti a história muito acelerada. Tem um contexto, mas ainda achei tudo muito rápido.
Eu gostei muito de Khai, ele me garantiu boas risadas e até umas lágrimas. Ele descobrindo as emoções que — obviamente — existem dentro dele é uma jornada extremamente interessante. Esme também se destaca por descobrir um sonho novo ao ir para os Estados Unidos e pensar como pode realizá-lo. Uma imigrante vietnamita querendo uma vida acadêmica? É incrível! Ela é uma personagem muito doce, muitas vezes até inocente demais, mas muito cativante.
Outro ponto interessante é a forma que a autora mostra o relacinamento em que uma das pessoas é autista. Apesar de ser desafiador, principalmente por causa das dificuldades envolvendo interações sociais e rotinas rigorosas, pessoas no expectro conseguem sim manter relacionamentos amorosos caso seja desejo deles. Foi bem legal acompanhar o desenvolvimento de Khai, como ele passou a lidar com Esme e tudo mais.
Os personagens secundários não ficam pra trás. A mãe de Khai e Quan, seu irmão, são pessoas incríveis e uma das cenas mais engraçadas e a outra mais emocionante incluem Quan, então é impossível não gostar dele.
Eu dei 4 estrelas pro livro porque eu realmente senti ele andando muito rápido, mas os personagens compensam essa rapidez por serem todos maravilhosos. Stella e Michael de Os Números do Amor fazem uma aparição nesse volume e Michael participa da cena engraçada que eu citei com o Quan.
O livro tem cenas hot, então ele não é para todas as idades e é bom se atentar a isso. Eu gostei da representação do autismo com Khai porque existiu um desenvolvimento do aspecto emocional que acontece em vários casos. Eu recomendo muito a leitura se você quer um livro leve, que te rende risadas e lágrimas em poucas páginas.
Ainda não li o primeiro mas ja tenho ele aqui comigo e to bem curiosa em ler pelos elogios que li e por abordar o espectro autista. Adoro livros que falam sobre.
ResponderExcluirEsse vi muita gente curtindo tb, espero que mesmo que eu sinta q seja meio acelerado tb eu ainda assim curta a historia... romances com representatividade e gostosinhos. Amo!
Khai e Quan me conquistaram em Números do Amor, apesar da breve participação. Feliz que não vai demorar pra vir o livro do Quan
ResponderExcluirEssa capa tá linda.
Estou com expectativas lá em cima .
A escrita da Helen é muito gostosinha e ela escreve bons hots
Eu acho que tenho Os Números do amor na estante rs preciso procurar, já que não leio nada do gênero faz tempo rs mas eu gosto sim, de livros que deixam essa pontinha de risadas, bom humor, mas que também emocionam, até pelas situações vividas!!!
ResponderExcluirCom certeza, já é um livro que desejo ler!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Confesso que não curto essa ideia de que um relacionamento amoroso é necessário para melhorar as pessoas ou para preencher um espaço em sua vida.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Ola
ResponderExcluirAinda não li Os números do amor mas quero muito
E já coloquei O teste do casamento na minha lista.
Acho importantes leituras que abordam temas como esse e a forma como o enredo foi construído parece interessante. Um romance diferente, de certa forma planejado pela mãe, pode render muitas histórias. Talvez as cenas hot filtrem mais os leitores, caso contrário diria que seria um romance que agradaria a todos.
ResponderExcluirOii, acho enredo interessante talvez eu leia nesse livro.
ResponderExcluirBjs
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Ana!
ResponderExcluirMe interesso por livros com autismo, tenho um sobrinho-neto autista e conhecer melhor é sempre bom.
O que me fez estranhar é a mãe ir em busca de alguém, para que o filho tenha um relacionamento, achando que isso o fará feliz...
cheirinhos
Rudy
Amiga,
ResponderExcluirEu quero muito ler Os Números do Amor e falam super bem dele.. estou bastante curiosa para ler esse também, já que é um novo lançamento da autora por aqui. Gostei que no livro aborda esse tema.