Verdade seja dita, eu quis ler Por Essa Eu Não Esperava por dois únicos motivos: "Depois de ser flagrada pela mãe em uma situação vergonhosa com Bradley, seu namorado lindo (e secreto), Sharlot Citra é obrigada a deixar Los Angeles para passar o verão em Jakarta..." e "Como se não bastasse o nome ilustre, George Clooney Tanuwijaya é flagrado por seu pai e sua irmã em uma situação bastante… íntima". Eu juro, gente, não abusem de mim, mas fiquei curiosa.
O enredo é basicamente esse mesmo. Os dois protagonistas são pegos pelos parentes em situações íntimas, mas extremamente comuns para adolescentes de 17 anos, diga-se de passagem. A questão é que todos eles têm origem asiática, onde os costumes são bem diferentes e mais rigorosos. Praticamente toda a história se passa na Indonésia, uma nação localizada no sudeste asiático que abriga diversos grupos étnicos. Por exemplo, Sharlot e sua mãe são sino-indonésias, ou seja, indonésias cujos ancestrais chegaram da China.
Além de rigorosos, pelo que foi apresentado no livro por Jesse Q. Sutanto, os indonésios ainda vivem em uma sociedade muito machista e patriarcal... E é claro que é por isso que o plot da história acontece: Sharlot e George só se conhecem porque os pais deles estavam se passando por eles em uma rede social, porque ambos acreditavam que os filhos precisavam de um relacionamento para serem felizes. Só que a bomba quando é pra explodir, explode com gosto, né? George é herdeiro da família mais rica de Jakarta, e quando ele e Sharlot são vistos juntos, todo mundo já supõe que o bonito está namorando. E é dessa forma que os protagonistas são obrigados a sustentar um romance de mentira.
Eu estaria mentindo para você se disesse que não me diverti com esse livro. Algumas cenas são muito cômicas, bem dos tipos que acontecem nos filmes protagonizados pelo Adam Sandler — que eu amo, não ousem falar mal dele aqui nesse post kkkkkkkk —; mas, ao mesmo tempo, muitas vezes tive aquela sensação de incômodo de quando uma pessoa tá tentando ser muito engraçada e acaba forçando a barra, sabem? Dito isto, acredito que o que mais sustenta a narrativa é a expectativa do romance.
Achei a química entre Sharlot e George muito boa, mas senti que foi levemente desperdiçada. Primeiro porque a Sharlot é bem chatinha no início e parece fazer um esforço tremendo para fazer hora com a cara do George... Não estou julgando, porque eu mesma fui muito chata quando tinha essa idade, acho que é algo comum de adolescentes com pais controladores, sei lá. Segundo porque o romance de fato demora demais para acontecer. Aqui vai um spoiler: eles só se beijaram no final do livro. Eu sei que é uma história voltada para o público adolescente, mas por acaso eu tenho cara de palhaça pra esperar um livro inteiro por um mísero beijinho?
Vocês lembram que eu comentei no início que os pais dos personagens se passaram por eles numa rede social? Pois então. Acreditam que precisou acontecer uma tragédia enorme para que eles se abrissem e contassem a verdade um para o outro? Para mim, esse foi o principal motivo para eles não conseguirem engatar de verdade no romance, já que estavam o tempo inteiro preocupados se o outro ia ou não descobrir a mentira. É o que eu digo, mores, diálogo é tudo.
Mas sério, a imersão nos aspectos culturais da Indonésia compensam demais tudo o que eu citei anteriormente. É um dos países mais populosos do mundo, com várias culturas dentro de uma só, uma vez que é lar de pessoas com inúmeras origens e religiões diferentes. É totalmente formado por ilhas e justamente por isso é lotado de belezas naturais. Os personagens fazem uma viagem para Bali, e as descrições são tão detalhadas e lindas que parecia que eu estava lá aproveitando com eles.
Não é que eu esteja velha para esse tipo de leitura, até porque é um dos gêneros que eu mais consumo, mas Por Essa Eu Não Esperava é exatamente o tipo de livro que eu indicaria pros meus primos na casa dos 14 anos, porque é leve, engraçado e não tem nenhuma questão grande demais ou dramática demais para ser resolvida. É precisamente esse ponto que faz o livro ser super indicado para curar uma ressaca literária: nada melhor que uma leitura rápida e escapista para fazer a gente retomar o hábido de leitura.
Título Original: Well, That Was Unexpected ✦ Autor: Jesse Q. Sutanto
Páginas: 331 ✦ Tradução: Ana Beatriz Omuro ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Não conhecia esse livro, a capa é muito bonitinha. Não vou julgar a motivação da leitura kkkkkkk.
ResponderExcluirMotivações de leitura safadas >>>>>>>>>>>>>> kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirGeorge Clooney!!! Amo o ator!!
ResponderExcluirE amo Sandler também.
Como não amar essa premissa, Ana? É impossível.
Tá na wishlist. E sei que vou amar a escrita da autora. Ainda não li Disque T mas sei que vou me divertir muito
Como eu só tinha visto o livro por capa e não sabia nada a respeito, foi uma gostosa surpresa a me deparar com uma leitura engraçada, leve e até juvenil!
ResponderExcluirNão digo que eu esteja velha(tá, eu estou bemmm velha) mas eu gosto de leituras assim de vez em quando, só para fingir que ainda sou jovem!
Adorei a indicação!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
A parte cultural realmente parece ser o que há de interessante na história, já que o romance não empolga.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Ai, valeu demais a leitura só por essa parte da cultura da Indonésia! Uma realidade totalmente diferente da nossa...
ExcluirAna!
ResponderExcluirPelo menos pode rir e conhecer um pouco mais sobre a cultura da Indonésia.
Confesso que não é um livro que leria no momento, mas para descontrair, parece ser bom.
cheirinhos
Rudy
Eu adoro ler livros mais comedia romantica, acho até que gosto mais de ler do que assistir. Esse parece ser bem divertido, o jeito que se dá pra eles conhecer parece ser um caos rsrsrs
ResponderExcluircuriosa em ler!
Oi, Ana!
ResponderExcluirGosto de comédia romântica, mas confesso que não curto muito livros juvenis, deve ser por isso que não me interessei pela trama de Por Essa Eu Não Esperava, apesar de ter achado interessante a história se passar na Indonésia, é uma cultura que desconheço assim como os costumes...
Mas eu gosto dos trabalhos do Adam Sandler rsrs.
Bjos!
Clube de fãs do Adam Sandler = 2 membros
ExcluirOla Ana
ResponderExcluirNão conhecia o livro confesso que não curto muito romances com adolescentes mas creio que o livro tem seu propósito que é o de trazer uma leitura leve divertida.Além de se passar em um país que pouco é retratado. Não compraria mas se o encontrar na biblioteca pegaria para ler.Sempre é válido conhecer a cultura de outros países.
Eu já fui de gostar mais de YA, mas já tem um tempo que estou preferindo personagens um pouco mais maduros.
ExcluirParece uma comédia juvenil muito legal. Às vezes prefiro um livro leve para ler junto com outros mais densos. Parece muito divertido pelas partes que você contou, tanto com eles quanto com os pais. Também gostei de se passar na Indonésia e mostrar um pouco da cultura, bem diferente.
ResponderExcluirOlá! Parece ser uma leitura bem rápida e gostosinha, e apesar dessa falta de diálogo ai temos garantias de boas risadas né.
ResponderExcluir