Nevasca, das autoras do best-seller Blackout, é um livro de romance juvenil. Com o sucesso e qualidade do livro anterior veio também a expectativa de que esse fosse tão bom quanto, mas será que entregou o que os leitores esperavam?
Quatro dias antes do Natal a cidade de Atlanta está coberta de neve, e a previsão é de que a tempestade seja das grandes. Mas isso não pode impedir Stevie de reconquistar sua namorada Sola, afinal, seu prazo é até a meia-noite Juntando seus amigos e toda sua criatividade, já que ela pisou feio na bola, Stevie planeja um grande gesto que poderá resolver tudo. É daí que a narrativa parte, com a história das duas de plano de fundo, enquanto vemos os amigos delas enfrentando seus próprios dilemas.
Dessa forma, assim como em Blackout, temos histórias de amor curtas protagonizadas por personagens negros, que estão ligados de uma forma ou de outra. No caso do primeiro livro, o fio que unia os personagens foi o verão que casou um apagão em Nova York; aqui, o enredo envolve essa nevasca de proporções tão inimagináveis que Atlanta entrou em pane.
Stevie não é uma garota cheia de gestos carinhosos e também nem um pouco romântica, enquanto Sola é o oposto. E a cada capítulo que passa, a cada amigo que conhecemos, vamos também adentrando em suas próprias histórias. O ponto em comum, além do casal principal e do protagonismo negro, é a amizade. Outro tema bastante abordado são os relacionamentos LGBTQIAP+, de forma tranquila ao invés de trágica, como normalmente acontece.
Dito isso acho que é possível perceber que a história não é muito complexa, assim como os personagens. Isso não significa que não sejam importantes, afinal, eles representam uma enorme parte da população. Mas é um romance juvenil, então as problemáticas são bem mais simples, é uma leitura bem mais leve, o que eu particularmente gosto muito, já que minha vida é basicamente um romance sáfico e todas as dificuldades que isso acarreta no caminho. Então livros como Nevasca e Última Parada são alívio do cotidiano muitas vezes.
Porém minha leitura não fluiu como eu esperava. Estava super ansiosa por essa narrativa e acho que criei muita expectativa. Os capítulos são muito longos, isso me fez perder um pouco a atenção e embalo de leitura, e mesmo assim algumas histórias parecem inacabadas, ou sem tempo suficiente para que fossem um pouco mais aprofundadas. Além disso, confesso que não curti muito a Stevie... Eu adoro personagens inteligentes, mas odeio personagens que sabem que são inteligentes e fazem questão de mostrar isso para todo mundo, rs.
No entanto, justamente por ele ser muito levinho, é o tipo de livro que super cai bem para leitores adolescentes, principalmente jovens pretos, que podem acabar se identificando muito mais com os personagens. A questão da amizade também me pegou muito, porque é muito fofo ver até onde as pessoas podem chegar para ajudar as pessoas que amam de verdade. Além do mais, Nevasca toca muito em um ponto importantíssimo, que é o pertencimento. E convenhamos, nada é tão gostoso quanto um clichê de Natal fofinho né?
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!
Adorei Blackout, estou doida para ler esse!
ResponderExcluireu espero que você goste!!
ExcluirOii, bem interessante o livro. Adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Olá
ResponderExcluirAcho que mesmo com algumas ressalvas valeu a pena você ter feito essa leitura.
Não é o tipo de leitura que chame a minha atenção.
É, é o tipo de leitura que é gostosinha, mas que não foi marcante na minha vida.
ExcluirEu não li Blackout até hoje,mas vivo desejando e deixando passar. Mas nada mais gostoso do que um clichê natalino em quase metade do ano rs
ResponderExcluirEu sou o tipo de pessoa que em pleno mês de Maio está vendo filmes natalinos. Não abro mão de jeito nenhum!
Só fiquei apreensiva com os capítulos longos, isso deixa a gente enrolada ao extremo, mas a representatividade é necessária!
Lista de desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Não conhecia, mas parecer ser bem interessante, aqueles livros pra dar um abraço.
ResponderExcluirAmei a resenha, beijinhos
lendocomrenata.com
Eu acho que ele vai funcionar bem no clima natalino
ExcluirEu n sou muito desse tipo de narrativa mas gosto muito que as historias se interligam entre si, acho q é assim no outro tb.
ResponderExcluirIsso me deixa curiosa em ler, pelas autoras tb.
É assim no outro também! Eu adoro esse tipo de livro
ExcluirEstão na minha wishlist! Blackout só vejo elogios. E Nevasca é perfeito para a TBR natalina que amo fazer. Não sei se vai entrar esse ano, por conta do preço mas ano que vem não escapa.
ResponderExcluirAmo livros assim, cujas histórias se interligam ou tem um fator em comum
Eu to lendo o ebook desse livro atualmente e estou tendo dificuldades também com os capítulos grandes, e isso está me atrapalhando um pouco.
ResponderExcluircomo tu disse é um livro juvenil então os problemas são realmente mais tranquilos, algo q eu resolveria bem rápido numa conversa sem muito drama kk mas to levando numa boa pq né, é de se esperar leveza pela classificação. enfim, to gostando da leitura na medida do possível, tbm curti blackout, mas não tanto quanto gostaria.
eu acho que é isso né, nem todo livro adolescente a gente consegue passar um pano pra situação kkkk mas é normal do desenvolvimento dos personagens também
ExcluirOlá,
ResponderExcluirAh, eu amo histórias natalinas e já fiquei doida pra ler esse - apesar de que notei suas ressalvas.
Achei legal como os contos são bem diversos e ainda se notam importantes, mesmo só com a questão do enlace.
Essa capa é linda.
até mais,
Canto Cultzíneo
Essa capa realmente é incríveeel
ExcluirEu ainda não li todos os contos de blackout, porém fiquei animada com a união novamente dessas autoras e querendo já ir ler os das autoras que mais gostei em blackout!
ResponderExcluirBoatos que Blackout é melhor, mas realmente, só lendo pra você poder "comparar" (o que não é muito justo kkkkk)
ExcluirJess!
ResponderExcluirGosto dos livros ambientados no Natal e ainda quando tem romance representativo, deve ser bom demais.
Mesmo que a leitura não tenha fluído tanto para você, acredito que livros leves, são ótimos para nos relacar.
cheirinhos
Rudy
Oiieee,
ResponderExcluirEu sou apaixonada pela capa desse livro.. eu não sabia muito sobre a trama, apenas queria ler só por causa da capa.. kkkkk A trama parece ser tão fofinha.. Tenho o Blackout na estante, só falta ler..
Então você é dessas que julga o livro pela capa? Pq eu também sou kkkk foi por isso mesmo que tava ansiosa pra ler inclusive :p
Excluir