Vale mencionar que Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong é o primeiro romance da autora, Hwang Bo-Reum, e foi um sucesso absoluto. Eu adoro quando um autor iniciante recebe reconhecimento. Também vale mencionar que o livro foi traduzido direto do original, em coreano, o que é sempre um grande ponto positivo.
Mas vamos ao livro: Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong é sobre uma mulher, Yeongju, que decide investir em seu sonho, abandonar tudo o que não faz mais sentido e abrir uma Livraria (quem nunca?). A partir daí, ela conhece diferentes pessoas, cria vínculos e laços e se desenvolve pessoal e profissionalmente. O livro é sobre esse desenvolvimento e sobre esses vínculos. Cada personagem que cruza o caminho de Yeongju trás um pouco mais de consistência ao livro, com diferentes reflexões e vivências.
A Livraria representa, para sua dona, um lugar de segurança e um recomeço. Aos poucos, ela também vai se tornando importante para seus clientes, que encontram na livraria um ambiente de acolhimento, onde é possível se abrir, falar abertamente sobre suas angústias e encontrar amigos verdadeiros.
É possível afirmar que Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong é um livro sobre livros, tanto de forma objetiva, pois é um livro que cita e recomenda muitos outros livros, quanto na parte poética, já que é um romance que fala sobre o poder de cura e de união dos livros. Inclusive, quando for ler a obra, vá com papel e caneta para poder anotar as mais de 20 indicações de livros.
Cada personagem é único e encantador à sua maneira. O barista da Livraria, Minjun, foi um dos meus preferidos. Mas também merecem destaque a Jimi, que é a fornecedora de grãos de café da Livraria, Jeongseo, a simpática senhora que frequenta a Livraria para fazer crochê, Mincheol, o estudante que gosta de assistir Jeongseo fazendo crochê, a mãe de Mincheol, o autor Seungwoo, e tantos outros personagens igualmente cativantes e cheios de questões que enriquecem a leitura.
Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong também é um romance de quotes marcantes. Eu li com marcador de texto ao lado e destaquei muitas frases bonitas e interessantes, como por exemplo:
Só porque você realizou um sonho não quer dizer que sempre será feliz.
[...] as pessoas procuram pelo próprio sentido. E a vida de cada um muda de acordo com o sentido que encontram.
O livro não destrincha nenhum tema profundamente e nem conclui nenhuma reflexão. É um livro que abre discussões para que o leitor reflita e tire suas próprias conclusões. Uma das questões trazida pelo livro que eu gostei muito foi: Um bom livro é sempre uma boa leitura? Penso que não. Há livros muito bons que são leituras desconfortáveis, dolorosas ou até chatas mesmo.
Família e Trabalho são dois temas em que o livro se aprofunda mais. Gostei especialmente das reflexões sobre Trabalho e fiquei triste pensando em como a maioria de nós passa tanto tempo trabalhando para obter poucos e raros momentos de lazer. Dá pra dizer que é um livro triste sim, mas também é um livro que trás esperança, especialmente a esperança de encontrarmos pessoas que possamos chamar de família.
Quando precisa descobrir se está feliz em algum lugar, ela pensa nestas três perguntas: Eu me sinto bem neste espaço? Eu consigo ser eu mesma e me amar como eu sou neste lugar? Eu me sinto valorizada aqui? Para Yeongju, aquela Livraria preenchia todos os requisitos.
Se você está em busca de um livro tranquilo, pra ler enquanto toma um cházinho, Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong é a escolha perfeita. A edição é um show a parte. A capa é lindíssima e dá vontade de se transportar pra dentro do cenário. Os capítulos são curtos e as letras são grandes. Garantia de leitura fofa e rápida.
Olá
ResponderExcluirFiquei admirando a capa do livro, tão simples mas tão bela !!!E fiquei refletindo sobre algumas questões que a autora traz , especialmente sobre trabalharmos muito e ter pouco tempo de lazer ...
Se tiver oportunidade lerei
O nome do livro já havia me chamado a atenção: primeiro porque, para mim, é inpronunciável, e principalmente, por amar livros ambientados em livrarias! Com personagens cativantes e cercados de livros e boas histórias.
ResponderExcluirHavia adicionado na wishlist A Livreira de Paris, mas Bem Vindo, não. Vou corrigir isso agora
Um livro sobre livros e esse amor inexplicável que todos nós temos por nossos pedacinhos de papéis, telas, tudo que sempre esteja ligado às letras!!!
ResponderExcluirComo não conhecia o livro, foi uma linda surpresa ler tudo acima e o primeiro quote é um soco no estômago!!!
Claro que já vai pra lista de super desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Eu estou lendo ele neste exato momento! Inclusive eu também já percebi que a forma de escrever e abordar certos assuntos é muito cotidiano, sem grandes reviravoltas, mas sim trazendo reflexões sobre a vida e isso é muito legal, muito mesmo! Não é aquele livro que você espera muito, mas recebe tudo e mais um pouco. Pretendo terminar em breve também *-*
ResponderExcluirhttps://www.palavrasdajessie.com.br/
Pois eu ja vou preparada pra aumentar minha lista de livros que vai sair desse livro rs como tb pra ter quotes favoritos, amei uns que vc compartilhou aqui.
ResponderExcluirBem curiosa em ler essa historia.
amiga eu acho a capa desse liro uma gracinha, eu gosto de leituras que abordam assuntos do cotidiano, coisinhas pra gente pensar/refletir. as vezes tudo que a gente precisa é de uma leitura tranquila pra pensar e passar um tempinho de qualidade.
ResponderExcluirA capa desse livro me atraí tanto e fala sobre livros então fico sempre muito interessada. Gostei desses quotes que destacou!
ResponderExcluir