Por causa das diferenças abissais entre as duas, elas brigam constantemente sobre tudo. Um dia, em meio a uma briga muito feia, Sam se vê obrigada a pedir um carro por aplicativo para "fugir" de Priscilla. Ela nota algumas coisas estranhas, mas só quer acabar aquela corrida, chegar na escola e tomar conta da sua própria vida e seus problemas. Só que ao descer do carro, Sam descobre que ela foi parar em 1995.
Não tendo a menor ideia dos motivos que fizeram ela ir parar ali, precisando encontrar um meio de voltar pra casa, ela entende que precisa ajudar a versão adolescente (e insuportável) da mãe a ganhar o concurso de rainha do baile e, consequentemente, melhorar seu relacionamento familiar.
Em meio a essa confusão, Sam começa a entender a si mesma, e também começa a ver como a relação entre ela e sua mãe se tornou tão pesada com o passar dos anos. Ah, e temos crushes de outras épocas também, um personagem muito fofo que vai roubar seu coração, assim como roubou o de Sam. Além disso, o livro tem mil referências aos anos 90, óbvio, mas também tem coisas atuais como k-pop e k-dramas, Taylor Swift e muito mais.
No meio de todo esse universo pop, De Volta aos Anos 90 mergulha na dinâmica entre três gerações de uma família coreana, navegando por diferentes épocas através de uma jornada no tempo. Ao fazê-lo, ele habilmente aborda questões sensíveis como as experiências de famílias imigrantes, o racismo arraigado e a xenofobia estrutural dos anos 90, cujas repercussões ainda ecoam nos dias atuais. Apesar da profundidade desses temas, a narrativa é leve e muito divertida.
Uma coisa sobre essa questão das dinâmicas familiares que eu gostei bastante foi perceber como a gente tende, mesmo que inconscientemente, a reproduzir comportamentos dos nossos pais. Por exemplo, a relação da Sam com a avó é maravilhosa, mas a relação da Priscilla com a mãe é tão ruim quanto a de Sam com Priscilla. Inclusive, é essa ruptura da relação entre a mãe e a avó que "justifica", de certa forma, a rigidez da relação entre Sam e Priscilla. Será que a interferência de Sam no ano de 1995 vai ajudar? Só vocês lendo para saber.
Como é boa a surpresa de pegar um livro sem pretensão nenhuma e simplesmente acabar com um favorito da vida em suas mãos. Amei de mais De volta aos anos 90, me diverti horrores e chorei também. Um livro ótimo e uma recomendação um pouco diferente do que eu costumo trazer por aqui!
Nunca li nenhum livro que tenha personagens coreanos,que bom que se tornou um favorito seu . Achei legal a autora trazer essa questão das relações familiares especialmente entre mães e filhos.no caso aqui entre mãe,filha e avó.Curiosa para saber se Sam volta para o tempo presente e se ela resolve esse relacionamento conflituoso com a Priscila.
ResponderExcluirA capa já é um espetáculo em especial e oh, vi um danado de um filme que fazia mais ou menos isso, a moça volta ao passado e tem que no caso, salvar a versão jovem da mãe(claro que é um filme de terror, onde um assassino mata quatro jovens no passado rs)
ResponderExcluirMas eu adorei que nisso de voltar ao passado e confrontar a juventude da própria mãe, há esse aprendizado e fica parecendo que todos nós deveríamos fazer isso né?
Aprender mais e julgar menos!!!!
Claro que já adorei e quero ler esse livro para ontem!!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Aaaaa!
ResponderExcluirUm livro muito além do clichê! Que fala dessa tão importante e aa vezes difícil relação mãe e filha. A época tão conturbada da adolescência e é claro os maravilhosos anos 90! Com as referências maravilhosas
Acho essa capa maravilhosa e tenho muita curiosidade em ler, deve ser bem interessante a volta no tempo, as referencias, adorei q aborda outros temas tb, entao, espero ler em breve tb.
ResponderExcluireu preciso muito ler esse livro, peguei o ebook com a editora, mas ainda não organizei na minha tbr. eu gosto muito de livros que se passam no passado, fiquei curiosa em saber como vão abordar esses temas nos anos 90.
ResponderExcluirjá li outros livros da autora e foi uma montanha russa, um eu gostei, outro não, então to pronta pra ler esse porque pela sua resenha eu vou adorar.
Oieee,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. A trama dele me lembrou um pouco de volta para o futuro hahaha. Fiquei muito curiosa para saber o desenvolver da história da personagem. To amando ver que autores da Asia estar ganhando espaço na literatura.