SOCIAL MEDIA

20 de agosto de 2024

Felicidade Não é a Cura, de Anders Hansen, um ótimo livro de psicologia publicado pela Editora Intrínseca


Que o catálogo da Editora Intrínseca é grande e diverso, vocês já sabem. Além de romances, contos, fantasias, thrillers, terror e livros interativos, a editora também possui muitas opções de livros de não-ficção, incluindo biografias e livros técnicos. Como psicóloga, sempre fico com receio de ler livros de Psicologia publicados por editoras não especializadas nessa área de conhecimento, mas decidi arriscar com Felicidade não é a Cura, do psiquiatra sueco Anders Hansen. A proposta é interessante e o fato do escritor ser, de fato, um profissional de saúde mental terminou de me convencer.

E que grata surpresa. Anders tem uma escrita muito acessível e fluida e sabe explicar conceitos complexos de forma simples. O médico inicia seu livro com o seguinte questionamento: Por que nos sentimos mal quando tudo vai bem? E talvez você também já tenha se perguntado isso. Ao menos, é o que eu ouço de muitos dos meus pacientes, incluindo pacientes deprimidos que não conseguem entender e aceitar seu estado de humor. A partir desse questionamento, Hansen nos guia através da história humana e do funcionamento cerebral para explicar porque é biologicamente impossível se sentir bem o tempo todo e ainda fornece dicas valiosas para lidar com isso.

Compartilhei trechos do livro e insights pessoais que a leitura me forneceu com meus seguidores no Instagram (@psicologapriscilagatti) e recebi dezenas de mensagens de pessoas que se interessaram pelo livro. E compreendo todo esse interesse porque, realmente, a leitura é interessante, divertida e promove muitas reflexões pessoais e sociais. Hansen enriquece seus ensinamentos com experiências pessoais e profissionais, mas não de forma enfadonha como vejo em muitos livros, que mais parecem uma autobiografia.

O livro é muito bem dividido e seus capítulos abordam temas como ansiedade, depressão, estresse, solidão, atividade física e o impacto da vida moderna em nossa saúde mental, tudo sem sensacionalismos e muito bem referenciado. Fica evidente o quando o médico se empenhou para fazer pesquisas e construir seu texto em cima da ciência. E ao final do livro, o autor inclui todas as referências bibliográficas.

Quando trabalhamos com saúde mental, assim como em muitas outras áreas de atuação, é importante estarmos sempre estudando e nos atualizando para sabermos as descobertas mais recentes e os novos tratamentos disponíveis. Mesmo sendo uma pessoa que se dedica muito ao estudo, consegui encontrar informações inéditas para mim nesse livro, como a estreita relação entre estresse e episódios de depressão. Informações que certamente irei aplicar ao meu trabalho.

E caso você esteja se perguntando: "Mas eu não sou profissional de saúde mental, será que vale a pena investir nesse livro?" Eu te digo que sim. A menos que você seja uma pessoa sem absolutamente nenhum interesse por esses temas, o que eu acho difícil, você certamente tirará bons aprendizados e e reflexões dessa leitura. Afinal, todo mundo gosta de saber um pouco mais sobre como nosso cérebro funciona e porque ele funciona dessa forma, né?!

Concluindo: recomendo essa leitura para todos que se interessam por saúde mental, funcionamento cognitivo e evolução humana. Certamente, ficarei de olho nos próximos lançamentos desse tipo da editora Intrínseca.

Título Original: The Happiness Cure: Why You're Not Built for Constant Happiness, and How to Find a Way Through
Autor: Anders Hansen ✦ Páginas: 208 ✦ Tradução: Paula Diniz ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando os livros através do nosso link!

6 comentários :

  1. Sim, o catálogo da Intrínseca é gigante, tanto que não conhecia esse livro.
    De fato parece ser de fácil compreensão para uma pessoa leiga, como eu. E ao mesmo tempo, parece ser algo que um estudante de psicologia poderia fazer um trabalho com ele.
    Com certeza, irei indicar o post aos amigos estudantes e profissionais da área

    ResponderExcluir
  2. Saúde mental precisa ser ainda tão trazida à tona né? Ainda mais assim, de forma leve e que seja de fácil entendimento ao leitor.
    Quando comecei no psicólogo, minha cabeça estava uma confusão. É uma luta diária o sentir-se feliz por alguns momentos durante o dia.
    Por isso, mesmo não sendo um tipo de leitura que faria, gostei demais dessa dica e se possível, vou ler e aprender!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Oieee,
    Não sou muito de ler esses tipos de livros, mas parece que esse dever ser bem interessante até porque questões sobre saúde mental é importante. Eu já passei muito por essa questão de "estar tudo indo bem, mas parece que não estar indo". Talvez eu coloque ele na listinha de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Priscila!
    Já tinha ouvido falar do livro e parece realmente bem interessante além de instrutivo.
    O melhor é que é escrito de uma forma que todos podem compreender e assimilar.
    Como psicóloga tenho muito interesse.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Saúde mental é um tema que me interessa muito e tento sempre estar lendo.
    Ler sobre ansiedade me ajudou muito no meu dia a dia.
    Não conhecia esse livro, já vou deixar anotado.

    ResponderExcluir
  6. Saúde mental é um tema muito interessante, gosto muito de saber um pouco mais sobre ansiedade, depressão,stress .Um livro importante que traz mais esclarecimentos sobre a saúde mental e o se pode fazer para ter uma qualidade de vida melhor.

    ResponderExcluir