SOCIAL MEDIA

12 de janeiro de 2025

Os Sussurros, de Ashely Audrain, um thriller sobre maternidade, sonhos e desilusões


Apesar de viverem na mesma vizinhança, Mara, Rebecca, Blair e Whitney são quatro mulheres muito diferentes.
Mara já tem certa idade, é imigrante, perdeu tanto o filho quanto o marido e se vê sozinha e sem rumo. Rebecca é uma médica jovem, que gosta muito da sua vida até ficar obcecada por ter um bebê — coisa que não consegue. Blair largou orgulhosamente tudo para cuidar de sua filha, seu marido e sua casa, mas descobre que está sendo traída e seu mundo está prestes a desmoronar. Whitney tem a vida perfeita, a casa perfeita, marido perfeito, emprego perfeito e filhos... Que ela não queria ter.

Tudo muda quando o filho mais velho de Whitney, Xavier, sofre um grave acidente no meio da noite, caindo da janela de seu quarto no segundo andar da casa. Ela vai até o hospital com ele, mas se recusa a falar com qualquer pessoa sobre o ocorrido. No dia do acidente seu marido estava viajando e já que Xavier entra em coma, não existe outra versão da história. Sendo assim, ela passa a ser vigiada de perto por Blair, sua melhor amiga, Mara, sua vizinha e Rebecca, a médica que está desesperada pela vida de Xavier, até mais do que a própria Whitney.

É assim que vemos que a vida dessas mulheres está longe de ser perfeita, que as coisas estão se arruinando e elas preferem a todo custo viver de aparências e faz-de-conta. Mas até quando?

Confesso que solicitei esse livro pela capa e também pela história que me parecia bastante interessante. Não quero dizer que eu estava enganada, pois achei a escrita de Audrain muito boa. Ela vai desenvolvendo as quatro personagens principais de maneiras separadas, mas que mesmo assim se entrelaçam por causa do acidente, de uma maneira muito inteligente. Por isso acredito que o livro tenha sido ótimo para muitas pessoas, não existem mocinhos ou vilões, apenas pessoas falhas, como todos nós. Mas infelizmente não foi a melhor leitura do meu ano. Longe disso.

A história gira em torno de questões como maternidade, família, drama, inveja, amizade e desilusões. Acho que esse é o grande motivo para eu não ter achado um livro incrível. Como eu disse, a autora sabe escrever suas personagens e sua história, mas eu pouco me identifico com o tema maternidade, já que é um assunto que não faz parte da minha vida (e nem pretendo), onde as protagonistas são mães (ou querem ser, ou são e não querem — e as implicações disso) e as grandes questões giram em torno disso. Então as circunstâncias que essas mulheres se enfiam beiram ao absurdo para mim. Fora que achei o final um tanto corrido e meio previsível também. Nos últimos capítulos você já consegue ter certeza absoluta do que aconteceu naquela noite.

Acredito que Os Sussurros é um livro que possa funcionar caso você se interesse por esses assuntos que citei. Inclusive, podem usar o mesmo raciocínio para o outro livro da autora, O Impulso. Lembrando também que é um livro pesado, classificação adulta, pois além do acidente, existem cenas +18. Honestamente, é um livro que até curti mas que não manterei na minha estante.

Título Original: The Whispers: A Novel ✦ Autor: Ashely Audrain
Páginas: 352 ✦ Tradução: Lígia Azevedo ✦ Editora: Paralela
Livro recebido em parceria com a editora

2 comentários :

  1. Sem dúvida é uma premissa que instiga. Ver como se entraçam essas 4 mulheres. Como a questão da maternidade vai influenciar como cada uma vai se comportar diante do acidente.
    Se não me falha a memória, a autora tem outros livros publicados aqui e pelo que vi, as premissas são boas mas ficam devendo algo....

    ResponderExcluir
  2. A sinopse é muito boa, eu fiquei interessada :D
    Gosto muito dessa ideia de desconstruir a perfeição porque sabemos que ela não existe, mas mesmo assim, insistimos em tentar ser perfeitos e essa busca só nos faz perder.

    ResponderExcluir